Entrada > Áreas Atuação > Tempos Livres e Desporto > Centro de Marcha e Corrida de Armamar

Centro de Marcha e Corrida de Armamar

O Programa Nacional de Marcha e Corrida é uma iniciativa conjunta do Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P., Federação Portuguesa de Atletismo e da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto que visa a promoção da prática da marcha e da corrida com uma forte preocupação na implementação de estilos de vida mais saudáveis.

Foi criado com o intuito de combater o sedentarismo, incentivar à prática de atividade física regular e é uma forma de aumentar as oportunidades de prática desportiva para toda a população.

Além disso, é uma forma de oferecer atividades para todos os, estados de forma, condição física, género, idade e de todos poderem beneficiar da prática de atividade física.

Destinatários

Uma vez que se trata de um projeto tendo por base a inclusão do Desporto para todos qualquer cidadão pode usufruir deste serviço.

Para tal deve inscrever-se no Programa Nacional de Marcha e Corrida, mediante o pagamento à Federação Portuguesa de Atletismo de um seguro desportivo no valor anual de 10 euros.

PROPOSTAS DE ATIVIDADES

Desporto é emoção... vem senti-la!

Esta atividade decorrerá duas vezes por semana, todas as terças e sextas feiras, entre às 18:30 e 19:45 horas, terá o seguinte planeamento: um período inicial de 10 minutos de aquecimento, seguido de uma caminhada de 30 a 40 minutos, depois realização de trabalho de força (para reforço de vários grupos musculares) e finaliza-se com os alongamentos.

O circuito terá diferentes níveis de dificuldade: baixo, intermédio e difícil.

A atividade centrada em níveis de dificuldade irá permitir a participação de todos e, ao mesmo tempo motivar para a superação de si próprio, no sentido de se atingir os patamares de maior dificuldade.

O treino será monitorizado de forma a verificar a condição física de cada participante bem como a sua evolução.

A sessão terá início e término nas Piscinas Cobertas de Armamar.

Rota das Freguesias

De 3 em 3 meses realizar-se-á uma caminhada numa das freguesias de Armamar. O principal objetivo desta atividade é promover a socialização entre os habitantes das freguesias e dar a conhecer o património histórico e cultural, pedindo aos participantes que contem histórias/lendas/tradições associadas a esse mesmo património.

Caminhadas Temáticas

As caminhadas temáticas terão como finalidade abraçar causas sociais, comemorar dias significativos, como por exemplo o dia mundial do coração, dia da liberdade entre outros. Além disso é uma atividade a incluir no programa de eventos a realizar no município, casos da Feira da Maçã por exemplo.

Estas caminhadas temáticas servirão para proporcionar convívio, lazer, partilha e união. Poderão ainda associar-se atividades relacionadas com as temáticas do desporto, saúde e bem estar dinamizadas por patrocinadores ou parceiros.

Atleta Mais

Uma das preocupações da sociedade moderna é a obesidade infantil. Uma em cada três crianças sofre deste problema. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) a obesidade é a segunda principal causa de morte no mundo que se pode prevenir, a seguir ao tabaco.

Além disso, a esta doença estão associados outros problemas: hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes, colesterol para além da exclusão social.

Sendo assim, com o Atleta Mais pretende fomentar-se a prática do atletismo entre as crianças e jovens de forma divertida e apelativa, num conceito diferente da competição tradicional.

A ideia é a de associar o aspeto educativo ao aspeto lúdico, de modo a incutir desde cedo o gosto pela atividade física e desportiva, desenvolvendo as capacidades coordenativas e condicionais (resistência, velocidade, coordenação, ritmo, força, equilíbrio, flexibilidade).

Este projeto favorece a criação e o reforço de hábitos desportivos para a melhoria da saúde de crianças e jovens.

A aplicação deste projeto decorre no início do ano escolar e nas pausas letivas sendo o público-alvo as crianças e jovens com idades compreendidas entre os 6 e os 15 anos.

icone-download

Conheça nas ligações abaixo os percursos definidos: