Entrada > Comunicação > Notícias > Armamar associou-se às Jornadas Europeias do Património

Armamar associou-se às Jornadas Europeias do Património

Armamar aderiu, tal como já havia feito o ano passado, às Jornadas Europeias do Património, iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia, sob a coordenação nacional da Direção Geral do Património Cultural.

Subordinadas ao tema “Comunidades e Culturas”, as jornadas decorreram nos dias 23, 24 e 25 de setembro com o objetivo de sensibilizar os cidadãos para a importância da preservação e valorização do património. Por todo o país foram dinamizadas mais de 800 atividades que envolveram as diferentes comunidades nas suas mais variadas formas.

Em Armamar as ações desenrolaram-se ao longo dos 3 dias. Na sexta-feira, 23, foi inaugurada no salão nobre da Câmara Municipal a exposição “Vindos de longe”, um retrato das diferentes comunidades que em distintos períodos da história estiveram por Armamar e cujas marcas são ainda visíveis: restos de vias romanas, toponímia árabe, marcos monásticos, pormenores da arquitetura brasileira, entre outros. A exposição estará patente ao público até dia 24 de outubro, durante o horário de funcionamento dos serviços da Câmara Municipal.

Na tarde de sábado teve lugar o “Peddy Paper Town” dirigido às Associações Culturais, Recreativas e Desportivas do município. Os participantes puderam aliar a descoberta da vila de Armamar a jogos divertidos.

Seguiu-se um workshop de escrita chinesa dinamizado por um filho de imigrantes chineses residentes em Armamar há mais de uma década. Zhenghao Sun, fazendo uso do seu bilinguismo, ensinou alguns vocábulos e expressões do dia-a-dia, bem como a sua representação gráfica.

No domingo, para encerrar as jornadas, decorreu na sede da Universidade Sénior de Armamar uma aula de cozinha romena ao vivo, dinamizada pelo professor Andrei Dominicã, professor que chegou a Armamar em 2013 para lecionar no âmbito do Programa Comenius e por cá permaneceu. No final do showcooking, os participantes puderam degustar as várias iguarias confecionadas e dar um pezinho de dança ao som de músicas tradicionais romenas.

Foram três dias dedicados ao conhecimento e salvaguarda do património, contribuindo, deste modo, para a valorização da cultura nas suas várias dimensões.

3/10/2016

am-flickr