Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Sections
Entrada > Comunicação > Notícias > Castro de Goujoim classificado Sítio de Interesse Público

Castro de Goujoim classificado Sítio de Interesse Público

O Castro de Goujoim foi classificado sítio de interesse público. Considerou-se que “tendo em vista a necessidade de manter o sítio como testemunho de vivências e do que representa para a memória coletiva (…) toda a área agora classificada é considerada zona non aedificandi, devendo qualquer movimentação do solo ou do coberto vegetal ser submetida a parecer prévio do órgão competente da administração cultural”, pode ler-se na Portaria 189/2013, hoje publicada em Diário da República, 2.ª série.

O Castro de Goujoim é a estância arqueológica mais conhecida do município de Armamar. Foi um povoado ocupado desde o final da Idade do Bronze até à Idade do Ferro. Situa-se numa eminência rochosa sobranceira à aldeia de Goujoim a cerca de 820 metros de altitude.

No local são bem visíveis restos de muralhas, algumas com bastante extensão e em bom estado de conservação. Em local próximo existe também uma necrópole com um conjunto de sepulturas e pequenas muralhas. Assinale-se ainda  a existência de um terminus augustalis, um dos três únicos marcos miliários existentes na Península Ibérica, que testemunha a ocupação romana do lugar.

 

:: FIM ::

 

gabinete comunicação imagem

09/04/2013