Entrada > Comunicação > Notícias > Entrega de prémios do Concurso Literário “Acácia e os Fantasminhas”

Entrega de prémios do Concurso Literário “Acácia e os Fantasminhas”

Realiza-se esta sexta-feira, 27, às 14 horas no edifício da Câmara Municipal de Armamar a cerimónia de entrega dos prémios do “Concurso Literário Acácia e os Fantasminhas”.

Na cerimónia estarão presentes turmas de diversas escolas oriundas de vários pontos do País, num encontro que irá juntar mais de 200 alunos dos diversos níveis de ensino em Armamar.

O concurso literário foi apresentado em 2017 pela Autarquia de Armamar, na sequência do lançamento do livro “Acácia e os Fantasminhas”, de Margarida Pogarell. Promovido a nível nacional, foi dirigido aos alunos dos Primeiro, Segundo e Terceiro Ciclos do Ensino Básico, bem como o Ensino Secundário, em escolas públicas, privadas ou cooperativas. De resto, a autora do livro esteve em várias escolas do País a apresentar e promover o livro, acompanhada da Acácia e da sua Mãe.

A autora inspirou-se na história verídica de uma menina Armamarense que desde pequenina sofre de paralisia cerebral.

No livro, a história é ficcionada devido à forma como ainda se lida com o tema das diferenças. Mas a verdade é que a Acácia existe mesmo e, apesar de limitada a uma cadeira de rodas e à dependência, manifesta uma força interior enorme. A sua Mãe como resposta tem lutado para proporcionar uma vida tão normal quanto possível à filha. Exemplo disso é o facto de a Acácia frequentar o ensino regular, integrada numa turma com crianças sem o seu problema, e ser já considerada um caso de sucesso de integração educativa.

24/04/2018

icone download2

Veja toda a informação relativa ao concurso e ao livro aqui