Entrada > Comunicação > Notícias > Estratégia Integrada de Desenvolvimento Territorial da Região do Douro (2014-2020) apresentada em Armamar

A versão final da “Estratégia Integrada de Desenvolvimento Territorial da Região do Douro (EIDTRD) (2014-2020) foi apresentada, hoje, no salão nobre do edifício da Câmara Municipal de Armamar aos membros da Assembleia Municipal ali reunidos em sessão ordinária.

A exposição foi feita pelo representante da Comunidade Intermunicipal do Douro (CIMDOURO), Paulo Noronha. O objetivo principal do documento é fomentar a competitividade, coesão e afirmação dos territórios e criar as pré-condições para a promoção do desenvolvimento económico e social sustentado.

O presidente da câmara municipal, João Paulo Fonseca, afirma que esta é uma medida positiva e que apresenta a definição daquilo que são as políticas fundamentais do território. Relativamente às ações relacionadas com o município menciona a aposta no produto de excelência, maçã de montanha, faz referência a projetos integrados em parceria com outros municípios e a aposta crescente a nível turístico, com a intervenção na estrada nacional 222 e na zona ribeirinha da Folgosa.

A EIDTRD prevê reduzir as assimetrias sociais e territoriais, promover a qualificação de recursos humanos e endógenos e a iniciativa empresarial, não esquecendo a valorização do património cultural, natural e a qualidade ambiental, urbanística e paisagística da região. O plano visa promover a eficácia energética, incentivando a utilização de energias renováveis, valorizar a região duriense e reforçar a capacitação e qualificação empresarial e institucional, potencializando um novo modelo institucional e de governação.

27/02/2015