Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Sections
Entrada > Comunicação > Notícias > Pano de retábulo da Igreja de Arícera em exposição no Museu do Douro

Pano de retábulo da Igreja de Arícera em exposição no Museu do Douro

O Museu do Douro apresentou esta quinta-feira, 14 de dezembro, o projeto Identificar para Conservar, mostrando as obras já intervencionadas no âmbito dos objetivos definidos.

De entre as peças apresentadas conta-se uma tela encontrada ao abandono numa sala da Igreja Paroquial de Arícera, município de Armamar. A Autarquia esteve representada por Cláudia Jesus Damião, Vereadora responsável pelo pelouro da Cultura.

A peça em questão, um pano de retábulo com uma pintura que representa a descida de Jesus Cristo da cruz, após a sua morte, terá sido usada como elemento decorativo. Quando à sua autoria, presume-se ser uma obra de arte popular, em virtude de características que os especialistas do Museu do Douro observaram, e também pela ausência de qualquer assinatura na peça.

O projeto Identificar para Conservar pretende “fomentar a preservação ativa de bens culturais móveis dentro da Região Demarcada do Douro (…)” num trabalho desenvolvido em articulação com os municípios da sua área de influência. O projeto passa também por envolver a comunidade a que cada bem pertence, nomeadamente com “ações de formação de cuidados preventivos, promovendo boas práticas de preservação nos locais onde cada bem se encontra, de forma a prolongar a sua existência”.

::FIM::

gabinete comunicação imagem

15/12/2017