Entrada > Comunicação > Notícias > Programa Património Ativo em Armamar

Programa Património Ativo em Armamar

A Câmara Municipal de Armamar adotou o programa Património Ativo. Um projeto cujo objetivo passa por intervir ao nível da conservação e manutenção do património natural, cultural e urbanístico. Marcas de uma Cultura é o nome eleito pela equipa que está empenhada em implementar e dinamizar medidas de âmbito cultural.

O objetivo passa por conservar o património arqueológico e arquitetónico classificado do município. É fundamental proceder à manutenção dos espaços circundantes aos mesmos, recolher e reabilitar alfaias e outros instrumentos agrícolas, objetos do dia a dia e outros artefactos. A preservação da memória fotográfica é essencial, desse modo propõem-se a recolher e restaurar um património rico de imagens antigas e atuais.

Este trabalho prevê o levantamento e registo de curiosidades, lendas, usos e costumes das localidades, personalidades de referência, assim como a reunião de vários ingredientes a juntar à carta gastronómica de Armamar. A recolha de todo o material técnico e informativo vai integrar o espólio da unidade museológica a criar pelo município.

Um projeto que tem como parceiros o Instituto de Emprego e Formação Profissional, o Programa Operacional Potencial Humano, o Quadro de Referência Estratégica Nacional, o Governo Português e a União Europeia.

Mais informações: marcasdeumacultura@gmail.com

10/01/2014