União de Freguesias de Arícera e Goujoim
-
Início
-
Município
-
Freguesias
- União de Freguesias de Arícera e Goujoim
-
Goujoim, aldeia histórica
-
Igreja Paroquial de São Cristóvão - Arícera
-
Ribeira de Goujoim
ARÍCERA, Goujoim e Ribeira de Goujoim são as povoações da Freguesia. As duas primeiras situadas na encosta do vale do Rio Tedo, e a Ribeira lá no fundo, junto das águas que correm rumo ao Douro.
Nestes lugares os solos são arenosos, pobres e os declives acentuados. Resulta disso a tradição de práticas agrícolas de pequena dimensão, na base da subsistência, e isso ainda hoje acontece.
Percorrer estas terras é uma viagem ao passado! Aqui o tempo parece parar, o ritmo abranda e tudo parece mais simples!
GOUJOIM será talvez a “Aldeia Museu” do município. Situada numa zona remota do território Armamarense, aqui respira-se história. Pelas suas ruas são muitas as casas solarengas, brasonadas ou simplesmente com detalhes de requinte artístico, testemunho de um passado próspero, mas longínquo.
No alto do monte encontram-se os restos do mais antigo povoamento do lugar. O Castro de Goujoim está situado numa posição estratégica, com visibilidade para toda a área envolvente e conserva ainda uma boa extensão das suas muralhas defensivas. Ali próximo existe também uma necrópole medieval com vários túmulos. Percorrendo este lugar facilmente se descobrem restos de Vias da época romana, algumas identificadas como das mais importantes no Norte do território português.
A RIBEIRA DE GOUJOIM fica lá no fundo, junto do rio Tedo. É um pequeno povoado, que o tempo quase condenou à desertificação, mas nos últimos anos têm sido restauradas algumas casas, usadas para refúgio de férias ou fins de semana. O lugar volta a ter vida!
Aqui existiu, ou existirá ainda, uma nascente de águas com propriedades muito específicas e aplicação medicinal. As Caldas da Moura, ou Fonte da Dona Moira, foram consideradas por médicos benéficas para cura de doenças. De resto, a água foi muito usada pelo médico municipal, o Dr. Cipião José de Carvalho em doentes seus tendo alcançado bons resultados. Também o médico Dr. João de Araújo Correia a usou, e deixou escrito em 1948 um pequeno livro onde relata casos de sucesso na cura de doenças por administração desta água.
Junta de Freguesia
Presidente
Pedro Manuel Cardoso Machado
1.º Secretário
Vitor Rodrigo Cerdeira Oliveira Teles
2.º Secretário
Sandra Cristina Amaral Cardoso
Contactos
Morada: Rua Cónego José Joaquim Cardoso, Arícera, 5110-051 Armamar
Telf.: +351 254 855 134
Correio eletrónico: ufariceraegoujoim@gmail.com
Edital