Armamar
- Início
- Município
- Freguesias
- Armamar
-
Armamar
-
Armamar - painel cénico à entrada da vila
-
Coura
-
Coura - Igreja Paroquial de São João Batista
-
Tões
-
Tões - pormenor de arquitetura
-
Travanca - Cruzeiro do Senhor do Socorro
-
Travanca - vista panorâmica
A Vila de Armamar é a sede do município e situa-se numa zona de transição geográfica que divide o território em duas partes distintas: ao norte o Vale do Douro e para sul o planalto beirão.
O perímetro urbano da vila é delimitado a norte por um precipício que desce até ao leito do rio Temilobos, numa zona em que este se precipita pela cascata da Misarela.
Quem visita Armamar encontra facilmente a Igreja Matriz de São Miguel, Monumento Nacional desde 1935, é um templo românico do séc. XII, de arquitetura rude mas com detalhes dignos de ser apreciados. As ruas do centro histórico conservam ainda muitos vestígios da sua origem medieval, e ao percorrê-las vai certamente perceber esses sinais.
É na vila que estão concentradas as infraestruturas e serviços de apoio aos Armamarenses, casos de: câmara municipal, tribunal, repartição de finanças, centro de saúde, forças de segurança, agências bancárias, escolas, entre outros.
O lugar de TRAVANCA, anexo de Armamar, tem o seu lugar específico na economia do município porque aqui estão instaladas unidades de transformação alimentar (sobretudo carnes), umas de maior dimensão e outras de cariz familiar. Também se percebe a importância histórica deste lugar, pelo número considerável de casas brasonadas, e suas capelas particulares.
COURA é uma pequena e pitoresca aldeia muito antiga, que recentemente por força da reorganização administrativa do território passou a pertencer à freguesia de Armamar.
Daqui se contempla o cenário inebriante do Vale do Douro. Situada a uma cota de altitude elevada, Coura caracteriza-se pelos seus solos pobres, propícios a uma agricultura de minifúndio, familiar e de subsistência. Os vestígios da sua antiguidade remontam à pré-história e ainda se podem percorrer as ruelas e observar as casas típicas da arquitetura de povoado medieval.
TÕES é outra das povoações pertencentes à freguesia de Armamar. Trata-se de uma aldeia muito antiga. Para além de vestígios arqueológicos que remontam ao período da pré-romanização, um dos locais a merecer referência é a Quinta da Lama Redonda. Crê-se que foi uma “villa” rústica no século XII, uma das mais antigas da região.
A merecer uma visita refira-se ainda a Capela da Senhora da Guia, que ainda hoje conserva a tradição de uma concorrida romaria na segunda-feira de Páscoa.
No alto da aldeia fica a Fraga da Pena, uma eminência rochosa muito curiosa e de onde se pode apreciar a paisagem circundante. Julga-se que foi aqui que começou a história do povoamento de Tões.
Junta de Freguesia
Presidente
Afonso José Morais de Gouveia
1.º Secretário
Susana Isabel de Almeida Mendes
2.º Secretário
Maria José de Jesus Ramos Fonseca
Contactos
Morada: Av. 8 de Setembro nº14, 5110-127 Armamar
Telf.: +351 254 851 846
Correio eletrónico: juntaarmamar@gmail.com
Website da Freguesia de Armamar: aqui