CIMBRES é a localidade do município mais a sudeste de Armamar. O aglomerado populacional está implantado num vale muito bonito e fértil, sob o olhar atento da Senhora da Graça, na sua capela lá no alto do monte que domina a aldeia.
Em Cimbres tudo “respira” a Beira. A agricultura é dominada pela castanha, a baga do sabugueiro e, mais recentemente, pela maçã. Antigamente também se produziam cereais e batata.
Por aqui ainda existem sinais das vias romanas que atravessavam a região. Os habitantes beneficiaram do foral que o Rei D. Manuel I concedeu a Salzedas em 1527, pois era um lugar do Concelho de Ucanha. De resto, em Cimbres percebe-se bem ainda hoje a influência que os Monges de Cister tiveram no desenvolvimento deste lugar.
Sugere-se uma visita à aldeia! Pode apreciar os pormenores das casas, quinteiros e pequenas ruas de arquitetura medieval, e depois subir ao monte da Senhora da Graça, apreciar a capela e desfrutar da paisagem característica do planalto beirão, onde predominam os pomares de macieiras.
Junta de Freguesia
Presidente
António Domingos Fonseca Rodrigues
1.ª Secretária
Alexandra Maria Monteiro Cardoso
2.º Secretário
Carlos Manuel Lazarim Monteiro
Contactos
Morada: Rua Escola nº10, Cimbres, 5110-167 Armamar
Telf.: +351 925 003 815
Correio eletrónico: freguesiacimbres@sapo.pt
Página de facebook da Freguesia de Cimbres: aqui