União de Freguesias de Vila Seca e Santo Adrião
- Início
- Município
- Freguesias
- União de Freguesias de Vila Seca e Santo Adrião
-
Vila Seca
-
Igreja Paroquial de Vila Seca
-
Santo Adrião na encosta do rio Tedo
-
Santo Adrião - Ponte Românica
-
Marmelal, aldeia duriense
-
Marmelal - Capela de Nossa Senhora das Neves
VILA SECA
Situada a nordeste de Armamar, a localidade de Vila Seca é das mais extensas em área no Município. Foi couto de instituição senhorial, depois couto eclesiástico da Sé de Lamego. Foi vila e cabeça de Concelho. Vila Seca teve tribunal, casa da Câmara, cadeia e pelourinho.
Foi um lugar povoado desde tempos remotos. Ao longo dos anos têm surgido vestígios arqueológicos que provam a ocupação deste lugar: lagares cavados na rocha, necrópoles, cerâmica e moedas do período romano são alguns exemplos.
Na primeira metade do século XX, com a instalação em Vila Seca do primeiro hospital do Município, muitos médicos recomendaram a aldeia como excelente local de veraneio e descanso. Com boas águas, bons ares, paisagens verdejantes em volta, os rios Douro e Tedo ali perto, Vila Seca ficou famosa e no verão muitas famílias escolhiam o local para férias.
José e António Rodrigues Cardoso, irmãos beneméritos, foram figuras de relevo da aldeia. Emigrados no Brasil, aí fizeram fortuna e promoveram diversas obras públicas de vulto em Vila Seca. A eles se devem as obras de captação de água e construção do fontanário no Cimo da Vila e a construção da escola e do hospital com asilo e creche, entre outras.
SANTO ADRIÃO
A aldeia situa-se num declive montanhoso, o vale do rio Tedo, que separa Armamar do município vizinho de Tabuaço. A paisagem dominante é feita de vinhas plantadas em socalcos, olivais em declives e matos típicos de clima mediterrânico.
A Antiguidade do povoamento deste lugar está comprovada nos inúmeros achados arqueológicos que as constantes plantações e replantações de vinha vão revelando.
Um dos símbolos do património histórico de Santo Adrião é a ponte sobre o rio Tedo que faz a ligação entre os dois municípios vizinhos. “Ponte Romana” nos dizeres populares, é, no entanto, uma construção muito posterior (século XV). Da época romana existiram umas poldras, que uma cheia em 1962 destruiu.
MARMELAL
O Marmelal é uma aldeia que fruto da sua localização proporciona um dos mais bonitos quadros paisagísticos do Douro no município de Armamar. Daqui pode ver lá em baixo o rio Douro, com a foz do Tedo que a ele se junta, ambos enquadrados pela beleza das vinhas plantadas em socalcos. Durante séculos esta povoação não tinha nenhum acesso por terra, sendo o rio Douro a única via de contacto com o exterior.
Na aldeia pode visitar a capela de Nossa Senhora das Neves. Apesar da arquitetura exterior muito simples, o interior revela um belíssimo teto formado por caixotões e um altar-mor ricamente trabalhado. Este monumento foi classificado de interesse público em 2012.
Junta de Freguesia
Presidente
José António Fernandes Guedes
1.º secretário
Marco Paulo Paiva Souto
2.ª Secretária
Gabriela Amaral Pinto
Contactos
Morada: Praça Dr. Oliveira Salazar nº34, Vila Seca, 5110-673 Armamar
Telf.: +351 254 851 859
Correio eletrónico: freguesiavilasecaesantoadriao@gmail.com
Website da Freguesia de Vila Seca: aqui