área de conteúdos (não partilhada)
Atividade Cinegética
área partilhada
área partilhada
área partilhada
Zona de Caça Municipal de Armamar
É conhecida a importância da atividade cinegética na exploração agrícola, pelo que representa no aumento sustentado do seu rendimento, na manutenção da sua atividade e pelos efeitos positivos no emprego.
Por outro lado, deve assegurar-se a conservação de espécies bravias, fomentando a exploração do seu potencial de forma sustentada.
Assim o Município de Armamar, com o apoio das entidades com assento no Conselho Cinegético Municipal, propôs-se gerir em termos cinegéticos os terrenos do município, e constituiu a Zona de Caça Municipal (ZCM) de Armamar.
A ZCM Armamar abrange a totalidade do município, em cerca de 10 mil hectares de área efetiva. Dadas as condições biofísicas genéricas e as intervenções que se previam, a área mostrou reunir condições para a exploração de espécies de caça, nomeadamente: coelho bravo e perdiz vermelha (espécies sedentárias); tordo comum e pombo bravo (espécies migratórias) e; Javali, como caça maior.
Desde então o Município de Armamar desenvolve ações de ordenamento da fauna bravia e seu habitat em geral, e das populações de espécies cinegéticas em particular, com vista à sua exploração sustentada. A implementação da ZCM determinou ainda adaptações na exploração agro-silvo-pastoril da área do município, com o empenho de mão de obra qualificada.
Espécies Cinegéticas exploradas:
Veja aqui as fotos da Montaria ao Javali 29 de fevereiro de 2020
Mais informação