área de conteúdos (não partilhada)
Óleos Alimentares
área partilhada
área partilhada
área partilhada
O que são óleos alimentares usados?
Os óleos de cozinha (azeitona, girassol, soja, palma) que usamos para fritar os nossos pratos favoritos, como batata frita, rissóis, entre outros, sofrem alterações químicas, causadas pelo aumento da temperatura, e produzem certos compostos químicos.
Por esses motivos, o óleo não pode ser reutilizado um número ilimitado de vezes, pois forma-se o resíduo conhecido como óleo alimentar usado (OAU).
Sabia que...?
Pode reciclar o óleo alimentar que usa para fritar carne, peixe, batatas, rissóis...? Por cada tonelada de OAU transformada em biocombustível, 2.7 toneladas de CO2 são evitadas, em comparação com os combustíveis fósseis.
Os OAU são um resíduo útil!
Este resíduo poluente, se devidamente gerido, contribui diretamente para a economia circular, pois é utilizado como matéria-prima para a produção de biocombustíveis, que ajudam a reduzir as emissões de gases com efeito de estufa.
O que fazer? E o que não fazer?
Problemas ambientais
Poluição da água
Impede a passagem de oxigénio para a água, necessário para a sobrevivência do meio aquático, tanto para os peixes como para a atividade fotossintética das plantas.
Poluição do solo
O óleo infiltra-se na terra e pode contaminar as águas subterrâneas.
Obstrução do sistema de tubagem
Pode levar a inundações e contaminação de lençóis de água com águas residuais.
Consulte