área de conteúdos (não partilhada)
Vespa Asiática
área partilhada
área partilhada
área partilhada
A vespa
A vespa asiática, ou vespa velutina, é uma vespa de grandes dimensões oriunda do sudeste asiático. O tórax e a cabeça são negros e a face de cor laranja amarelada. Com o corpo aveludado e sombrio, o inseto apresenta asas de cor fumada e patas escuras com extremidades amarelas. Destaca-se a cor amarela em alguns segmentos gástricos e a terminação negra com ferrão de 6 mm. O tamanho varia consoante vários fatores, podendo chegar aos 3,5 cm.
Esta espécie invasora é, essencialmente, predadora de outras vespas e de abelhas. Apesar de ser uma das pragas da colmeia, não é uma ameaça sanitária, uma vez que não é fonte de transmissão de doenças às abelhas.
info: ICNF
Os ninhos
Ninhos Primários
Quando o tempo começa a ficar mais ameno, surgem os primeiros ninhos da vespa asiática. Os ninhos têm uma forma redonda ou em pêra e aproximadamente 10 cm diâmetro. São geralmente feitos em alpendres, árvores de pequeno porte, em áreas urbanas e rurais.
Consulte o folheto informativo
Ninhos Secundários
Com o nascimento das obreiras dos ovos fecundados, surgem os ninhos secundários. Os ninhos são redondos ou em forma de pêra, com dimensões entre 60 e 80 cm de diâmetro, aproximadamente. Geralmente são feitos em árvores altas, acima dos 10 m de altura. De acordo com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), cada ninho pode albergar entre 2000 a 13000 vespas e mais de 150 fundadoras. O pico dos ninhos secundários ocorre no mês de agosto/setembro.
Consulte o folheto informativo
Avistei um ninho. E agora?
Não tente destruir o(s) ninho(s)! Se suspeitar da presença desta espécie nas proximidades ou se avistar um ninho suspeito, entre em contacto com o Serviço Municipal de Proteção Civil de Armamar.
A destruição de ninhos deve ser efetuada apenas por esta entidade de proteção civil, em articulação com os Bombeiros Voluntários de Armamar e demais entidades competentes. Também poderá comunicar a deteção ou suspeita de existência de ninho através da aplicação STOPvespa, preenchendo um formulário, introduzindo a localização e, se for o caso, anexar imagens do(s) ninho(s).
Devido às repercussões que a vespa asiática tem na biodiversidade, produção apícola e segurança dos cidadãos, a cooperação entre as entidades intervenientes e a população em geral é fundamental para a identificação e controlo da espécie.
Métodos de controlo