Atividade Cinegética
Zona de Caça Municipal de Armamar
É conhecida a importância da atividade cinegética na exploração agrícola, pelo que representa no aumento sustentado do seu rendimento, na manutenção da sua atividade e pelos efeitos positivos no emprego.
Por outro lado, deve assegurar-se a conservação de espécies bravias, fomentando a exploração do seu potencial de forma sustentada.
Assim, o Município de Armamar, com o apoio das entidades com assento no Conselho Cinegético Municipal (veja aqui o Regulamento do Conselho Cinegético Municipal), propôs-se gerir em termos cinegéticos os terrenos do município e constituiu a Zona de Caça Municipal (ZCM) de Armamar, observando o disposto no Regulamento Geral da Zona de Caçã Municipal de Armamar.
A ZCM de Armamar abrange a totalidade do município, em cerca de 10 mil hectares de área efetiva. Dadas as condições biofísicas genéricas e as intervenções que se previam, a área mostrou reunir condições para a exploração de espécies de caça, nomeadamente: coelho bravo e perdiz vermelha (espécies sedentárias); tordo comum e pombo bravo (espécies migratórias) e javali, como caça maior.
Desde então, o Município de Armamar desenvolve ações de ordenamento da fauna bravia e seu habitat em geral, e das populações de espécies cinegéticas em particular, com vista à sua exploração sustentada. A implementação da ZCM determinou, ainda, adaptações na exploração agro-silvo-pastoril da área do município, com o empenho de mão de obra qualificada.
Espécies Cinegéticas exploradas:
- Javali (sus scrofa);
- Coelho-bravo (oryctolagus cuniculus);
- Raposa (vulpes vulpes);
- Perdiz vermelha (alectoris rufa);
- Rola-comum (spreptopelia turtur); Tordo-comum (turdus philomelos);
- Pombo-bravo (columba oenas);
- Pombo-torcaz (columba palumbus).
Formulário de candidatura ao exercício da caça em ZCM
AVISO IMPORTANTE SOBRE AS CANDIDATURASPara que as candidaturas ao exercício da caça sejam aceites e validadas, é necessário que venham corretamente preenchidas.Cada candidatura só pode conter a identificação de um caçador, uma vez que são individuais.É obrigatório que preencham a candidatura com as datas das jornadas de caça a que se candidatam.Época Venatória 2024/2025 - INFORMAÇÃO
De acordo com as informações relevantes para divulgação, que constam no PAE/CCA da ZCM de Armamar, para a época Venatória 2024/2025, informa-se que o levantamento das Autorizações de Caça ao Coelho-bravo, Perdiz-vermelha, Raposa, Pombos, Saca-rabos e Galinhola, se inicia no dia 16/09/2024 e termina no dia 27/09/2024. Assim, durante estas semanas deverá efetuar o levantamento e pagamento de uma única autorização de caça referente aos dias a que se candidatou e foi sorteado.
Todos os caçadores cujas candidaturas ficaram excluídas, que não foram sorteados e ainda os que não se inscreveram, poderão vir adquirir as jornadas de caça de acordo com a alínea a) do nº 2 do artigo 6º da Portaria nº 148/2018, cuja transcrição é: “ Quando o número de inscrições não preencher o número de jornadas de caça disponibilizadas, a entidade gestora pode atribuir as jornadas de caça disponíveis aos caçadores que manifestem esse interesse nas 48 horas que antecedem a jornada de caça”
Mais informação
- Atividade Cinegética
- Época 2019-2020
- Ata Caça ao javali – Processo de caça: montaria
- Listagem de Caçadores Admitidos – Caça ao javali – Processo de caça: montaria
- Aditamento ao Plano Anual de Exploração - Época 2019-2020
- Listagem de Caçadores Admitidos – Caça aos Tordos comum, ruivo e zornal, Estorninho-malhado, Pombos bravo e torcaz – Processo de espera
- Edital para a caça aos Tordos, em locais de passagem
- Ata Caça aos Tordos comum, ruivo e zornal, Estorninho-malhado e Pombos bravo e torcaz – Processo de espera
- Aviso interdição de caça outubro 2019
- Lista caçadores sorteados e contemplados - caça ao pombo e rola
- Lista caçadores sorteados e contemplados - caça ao javali (processo de salto)
- Atribuição de jornadas de caça - javali (processo de espera)
- Lista caçadores sorteados e contemplados - caça ao coelho
- Atribuição de jornadas de caça - javali e coelho (processo de salto)
- Plano Anual Exploração - Época 2019-2020