Adega: memória do espaço, história de uma organização
A história da Adega Cooperativa de Armamar contada por quem a escreveu.
Como era esta casa em meados do século XX? Conheça as memórias deste espaço emblemático do concelho através de entrevistas, posters informativos, fotografias e objetos da época que perduram no tempo e na memória dos Armamarenses.
Visite a exposição no espaço requalificado e (re)viva as histórias da organização.
de 26 de fevereiro a 5 de abril
entre as 10 e as 18 horas
entrada livre
Nesta mostra estão expostas fotografias, documentos, garrafas e rótulos, utensílios e maquinaria utilizada. Também poderão ser apreciados painéis cronológicos da história da adega, assim como vídeos de entrevistas gravadas com antigos trabalhadores, administradores e outras pessoas que ajudaram a recuperar a memória de tão importante organização na vitivinicultura de Armamar desde meados do séc. XX quase até aos dias de hoje.
A Adega Cooperativa de Armamar foi fundada a 18 de junho de 1956 e ali se produziram os vinhos dos lavradores Armamarenses até à fusão da adega com as Caves Vale do Rodo no ano 2004.
Em julho de 2023, e na sequência de obras de requalificação, o edifício passou a albergar o Centro Interpretativo da Mulher Duriense.
Esta exposição homenageia as mulheres e os homens que "escreveram" a história de um espaço tão emblemático no concelho, e exalta a identidade dos Armamarenses.