Radar Social
-
Início
-
Viver
-
Ação Social
- Radar Social
![]()
O Radar Social assenta no desenvolvimento de um trabalho de parceria e de cooperação, de referenciação e de (re)conhecimento dos problemas de pobreza e exclusão social, em complementaridade com as redes locais.
Através da medida Radar Social será implementado um sistema integrado de georreferenciação social e de capacitação dos territórios na ativação das respostas e otimização dos recursos, visando trazer maior eficácia à ação das entidades locais, apoiada na noção de desenvolvimento social e integrada numa perspetiva do desenvolvimento local.
As Equipas do Radar Social, poderão dar um contributo decisivo para a construção, atualização e o enriquecimento desse conhecimento sobre os territórios, nomeadamente atualizando os instrumentos de planeamento da Rede Social do concelho e identificando pessoas, famílias e grupos em situação de vulnerabilidade social e/ou em risco de pobreza e exclusão social, através de um sistema integrado de georreferenciação social, em articulação com os parceiros locais.
-
FASE 1 | Diagnóstico Social, Plano de Desenvolvimento Social de Plano de Ação
Com duração estimada de até 3 meses, esta fase contempla:
- Atualizar os instrumentos de planeamento da Rede Social - Diagnóstico Social, Plano de Desenvolvimento Social (PDS) e Plano de Ação, onde devem estar incluídas as atividades que irão desenvolver no âmbito do Programa Radar Social, devidamente discriminadas, com metas e respetivos indicadores;
- Mapear os recursos, regionais e locais, em estreita articulação com as cartas sociais municipais, de forma a garantir maior eficácia das respostas e melhor coordenação das intervenções ao nível dos concelhos e das freguesias.
-
FASE 2 | Georreferenciação Social dos Territórios e Execução do Plano de Ação
Com a duração de 24 meses, esta fase tem como objetivos:
- Implementar um sistema integrado de georreferenciação social de âmbito municipal que identifique, pessoas, famílias e grupos, em situação de vulnerabilidade social e/ou em risco de pobreza e exclusão social. Este sistema deve ser operacionalizado em articulação com a rede de parcerias locais;
- Promover e georreferenciar recursos, respostas e soluções, a nível local/regional, promovendo a participação e sustentabilidade das comunidades;
- Executar o Plano de Ação identificado na Fase do projeto, devendo, ter como referência as atividades descritas no anexo IV.
Data de início
15 de julho de 2024
Âmbito
Medida C03-i01-m03 – Radar Social
no âmbito da Componente 03 - Respostas Sociais, investimento RE-C03-i01 - Nova Geração de Equipamentos e Respostas Sociais, do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)
Duração
27 meses
Constituição da equipa multidisciplinar
Joana Fonseca
Assistente Social (coordenadora do projeto)
Liliana Sousa
Animadora Sociocultural (técnica do projeto)
-
Equipa Radar Social
Contactos
Morada: Edifício Sede do Município, Praça da República, 5110-127 Armamar
Telf.: +351 254 850 800
Telm: +351 937 832 345
Correio eletrónico: radarsocial@cm-armamar.pt
Consulte
