área de conteúdos (não partilhada)
Marca Armamar
área partilhada
área partilhada
área partilhada
Armamar, Terra de Emoções
Em 2004 a Câmara Municipal de Armamar apresenta uma nova imagem corporativa, distinta do brasão municipal que até então utilizava.
Percebendo a importância que o marketing territorial começava a assumir, a Autarquia dá o primeiro passo numa estratégia mais vasta de promoção de Armamar, ao nível do desenvolvimento económico, social e cultural.
Com o aumento do investimento no turismo a nível nacional, o Douro começa também a trabalhar para tirar partido do enorme potencial turístico da região.
É nessa altura que surge o slogan Terra de Emoções. A ideia, que tinha sido abordada no momento da criação da logomarca, só alguns anos mais tarde se assume e se regista a marca Armamar, Terra de Emoções.
Este slogan remete para um produto territorial onde é possível viver, visitar, investir e construir um projeto de vida.
A nível de promoção turística põe à prova múltiplas capacidades sensitivas e cognitivas: a beleza paisagística, a riqueza do património histórico, o sossego das aldeias, a afabilidade das gentes, os sabores da gastronomia e o encanto das tradições são argumentos para despertar um vasto conjunto de emoções.
Armamar, Capital da Maçã de Montanha
A paisagem sul do município de Armamar é marcada por extensos pomares de macieiras que dão a esta zona próxima do Douro um contraste único.
Os vinhedos e os solos de xisto a norte, dão lugar às plantações extensivas de pomares de macieiras. A paisagem atinge grande beleza na época da floração das árvores e uma mescla de aromas inebriantes invade-nos a meio do verão, quando os frutos começam a ficar maduros.
Esta cultura desenvolve-se a cotas de altitude entre os 500 e os 800 metros. Isso permite obter frutos com características únicas! As maçãs de Armamar são mais aromáticas, mais crocantes e mais saborosas, quando comparadas com as mesmas variedades produzidas noutras regiões. Por isso se diz que a maçã é de montanha.
O município de Armamar é o maior produtor nacional de maçã. Dos nossos pomares saem anualmente cerca de 75 mil toneladas deste fruto. Este valor pode aumentar nos próximos anos, por força dos investimentos na plantação e requalificação dos pomares, no apuramento contínuo das técnicas e tecnologias aplicadas ao processo produtivo e na melhoria da rede de rega.
Face a este contexto registou-se a marca Armamar, Capital da Maçã de Montanha, para a partir daqui ser desenvolvida uma estratégia comercial e promocional de produto em grande escala e com capacidade de competir no mercado nacional e internacional.